Por que o açúcar pode fazer tanto mal para a saúde?

Saiba aqui o que o açúcar pode fazer com você

O açúcar é um produto alimentício muito consumido e tradicional na nossa população. Pode ser encontrado de várias formas e, se consumido em excesso, pode trazer prejuízos para a saúde.

Açúcares e seus prejuízos à saúde

O principal açúcar e mais consumido na nossa alimentação é o açúcar refinado ou o açúcar branco comum.

Outros açúcares como o açúcar de confeiteiro, o açúcar em cristal e o xarope de milho possuem as mesmas características do açúcar branco comum.

Estes açúcares são pobres em nutrientes como vitaminas e minerais e oferecem apenas calorias para a alimentação.

O consumo em excesso de açúcar pode contribuir, em longo prazo, para a alteração glicêmica que leva ao aparecimento de doenças metabólicas como a diabetes tipo 2 junto com outros hábitos alimentares errados.

Não só o açúcar comum, mas alimentos ricos em carboidratos refinados que também são açúcares, podem também ser prejudiciais para a saúde, principalmente quando consumidos em excesso.

Alguns desses alimentos são pães, biscoitos e massas feitos com farinha de trigo branca refinada que são alguns dos principais carboidratos mais consumidos na nossa alimentação.

Além disso, o açúcar, quando consumido em excesso, pode levar ao aumento de peso. Isso ocorre porque, quando há muito açúcar no sangue, parte dele é transformada em gordura para ser estocada no corpo na forma de tecido adiposo.

É uma fonte de fonte de energia que pode ser utilizada em algum momento em que o organismo precisar.

Outros tipos de açúcares também podem causar os prejuízos para a saúde citados. Porém, são açúcares mais ricos em nutrientes e podem ser consumidos diariamente se for de forma moderada e por quem não tem diabetes e nem excesso de peso.

Alguns desses açúcares são:

 

  • Mel
  • Açúcar mascavo
  • Açúcar demerara
  • Açúcar orgânico
  • Açúcar de coco